Parauapebas

Homem é preso após atropelar mãe e filho, fugir da polícia e dirigir com sinais de embriaguez

Um homem foi preso em flagrante após atropelar uma mãe e seu filho, fugir do local do crime e protagonizar uma longa perseguição policial durante a noite desta quinta-feira (6) no município. O caso mobilizou a Polícia Militar e resultou em uma série de crimes de trânsito.

O acusado foi identificado como Hilton Amador Mendes Silva Filho, de 47 anos. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de alcoolemia, lesão corporal, fuga do local do crime, condução de veículo em local incompatível com a via e resistência à prisão.

De acordo com a Polícia Militar, o atropelamento ocorreu na Avenida 1, no bairro dos Minérios, onde Hilton atingiu uma mulher e seu filho. Após o impacto, o condutor não prestou socorro às vítimas e fugiu do local. Mãe e filho foram socorridos e encaminhados ao hospital com diversos ferimentos.

Durante a operação “Tolerância Zero”, a equipe da Polícia Militar, composta pelo Sargento PM Batalha e pelos soldados Neves e Felipe, realizava patrulhamento pela PA-160, no sentido Alto Bonito, quando avistou um Jeep Compass, de cor branca, trafegando no sentido contrário com o para-choque arrastando no chão, levantando a suspeita de envolvimento em acidente.

A guarnição passou a acompanhar o veículo e, nas proximidades da entrada do bairro Amequivile, o para-choque se desprendeu completamente. Mesmo após ordem de parada, com sirenes e sinais luminosos acionados, o motorista desobedeceu e iniciou fuga.

A perseguição seguiu pelo bairro Tropical, pela Avenida Castanheira, e por diversas ruas internas, onde o condutor dirigia em alta velocidade, mesmo com um dos pneus traseiros furado, colocando em risco a vida de pedestres e outros motoristas, quase causando vários acidentes.

A fuga continuou por uma estrada de chão em direção à zona rural e terminou em um local sem saída, no Recanto da Serra I, onde o motorista jogou o veículo em uma área de mata. Ao tentar fugir novamente, deu marcha à ré e colidiu com a viatura policial.

O sargento Batalha tentou realizar a abordagem, mas o condutor resistiu e se recusou a sair do veículo. Diante da resistência, foi necessário quebrar o vidro da porta com uma tonfa retrátil para retirar o motorista. Durante a ação, o sargento sofreu escoriações nas mãos, causadas pelos estilhaços do vidro. O acusado não apresentava ferimentos.

Na revista pessoal e no interior do veículo, nada de ilícito foi encontrado. No entanto, o motorista apresentava claros sinais de embriaguez, como fala arrastada, olhos vermelhos, forte odor de álcool e confusão mental. Após consulta no sistema, foi confirmado que o veículo pertence ao próprio Hilton, que também era o condutor.

Devido à resistência e ao estado de embriaguez, ele foi algemado com uso moderado da força e conduzido à Delegacia de Polícia Civil. Após os procedimentos legais, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.