Parauapebas Política

Aurélio Goiano contou 1 mentira a cada 1 minuto e 47 segundos durante entrevista na Arara

Ele atacou Vale, MST — a quem definiu como “meia dúzia de gatos pingados” —, deputados federal e estadual, ex-presidente da Câmara, e enalteceu sua incompetente equipe. Entre mentiras, fake news, informações contraditórias e imprecisas, prefeito conseguiu se superar e bater próprio recorde

Ele entrou no ar, nas ondas sonoras da Arara Azul na última sexta-feira (22), mentindo, se desmentindo, destilando ódio e disparando uma metralhadora de informações falsas e contraditórias, muitas vezes até interrompidas de forma educada — dados os excessos — pelo apresentador Elson Brito, titular do programa Alerta 96, o mais ouvido das manhãs de Parauapebas.

Em 1 hora e 40 minutos de entrevista, Aurélio Goiano contou ao vivo pelo menos 56 mentiras, muitas das quais facilmente verificáveis por qualquer reles mortal, além de pejorar a imagem de pessoas que fizeram parte da gestão passada, direta ou indiretamente, classificando-os como “quadrilha” e “bando de ladrão”, sem, contudo, apresentar qualquer prova.

Não há registro de alguém que tenha mentido tanto quanto Aurélio Goiano de forma verificável. O recorde anterior conhecido pertencia ao ex-presidente Bolsonaro, que chegou a contar 1 mentira a cada 3 minutos durante entrevista no Jornal Nacional em 2022 (relembre aqui: https://www.estadao.com.br/estadao-verifica/bolsonaro-1-mentira-3-minutos-jornal-nacional/).

As falas do prefeito, que geraram diversos cortes e memes espalhados em Parauapebas, acontecem em um momento em que Aurélio Goiano vê sua popularidade despencar de forma drástica, como não se viu com qualquer ex-prefeito do município em início de mandato.

De uma aprovação de quase 60% nas urnas em outubro de 2024, a adesão do prefeito agora não passa de 32% entre os eleitores. E pode piorar, já que cada mentira e impropério que destila o afasta mais da população, principalmente das pessoas mais carentes, que olham com desconfiança o fato de Aurélio Goiano passar mais tempo viajando e atacando adversários, como se estivesse em palanque, que trabalhando.

Série “As Mentiras do Prefake” vem aí!

E vai ter série, sim! A entrevista de Aurélio Goiano na Arara Azul de sexta-feira, que vai entrar para os anais da mentira, deu origem a uma série deste portal que começará a ser publicada a partir desta segunda (25).

Por meio do “As Mentiras do Prefake”, o Notícias de Parauapebas vai desmentir 10 mentiras e imprecisões que Aurélio contou a fim de ganhar notoriedade. Todo dia, até sexta-feira (29), duas mentiras serão trazidas à tona e desmascaradas.

Aurélio, não é demais lembrar, passou quatro anos criticando e falando mal da emissora que outrora o empregou e popularizou seu nome. Simplesmente porque a Arara não concordava com suas mentiras e seu comportamento esdrúxulo. No início da entrevista, aliás, o prefeito até tentou simular emoção de estar ali, insistiu nisso, mas não comoveu.

Para analistas da política local — que nem precisam ser da oposição à atual gestão municipal —, Aurélio “mente que nem sente” devido ao fato de contar inverdades de forma repetida e habitual, voltando depois, às vezes, para se desculpar sempre que é conveniente, mas ainda assim causando embaraço maior.

Sempre mal assessorado pelo que chama de “equipe técnica”, altamente incompetente e composta por verdadeiros amadores, Aurélio divulgou informações, dados e números fora da realidade para pintar um cenário de destruição do qual ele é, atualmente, o culpado, principalmente por privilegiar empresas forasteiras e sua parentela, que juntos estão quebrando Parauapebas e deixando os setores de comércio e serviços na pior.

Quer saber se tudo isso é mentira, como as que Aurélio conta e repete? Basta perguntar a quem tem pequeno negócio em Parauapebas para saber se a vida é bela ou cor de rosa, como a do prefeito, que só quer saber de pescar, viajar de jatinho, destilar o ódio e fazer conchavos com empresários de fora. Aguenta, Parauapebas!