Na manhã desta sexta-feira (5), a Polícia Civil do Pará deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra o advogado Linicker Pereira, atual coordenador do PROCON no município de Parauapebas. A ordem judicial foi expedida pelo estado do Paraná e prevê a detenção pelo período de cinco dias.

Após ser detido, o advogado foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML) para realização de exame de corpo de delito e, em seguida, permaneceu à disposição da Justiça. A prisão gerou surpresa e ampla repercussão entre moradores da cidade e membros da administração municipal. Linicker Pereira é indicação da primeira dama Beatriz Ramos, que segundo informações sao familiares.
A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Parauapebas, por meio de seu presidente Guilherme Mello, acompanha o caso para garantir o cumprimento dos trâmites legais. Mello informou que ainda há poucas informações disponíveis e que o procedimento segue conforme o protocolo judicial.
Prefeitura de Parauapebas emite nota sobre o caso:
A Prefeitura de Parauapebas vem a público esclarecer informações recentemente divulgadas sobre o pedido de prisão temporária do Coordenador do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Municipal, Dr. Linicker Pereira Sousa.
O referido coordenador foi convidado a prestar esclarecimentos relacionados a valores recebidos a título de honorários advocatícios, em período anterior ao exercício de sua função pública, ainda no ano de 2023, quando atuava como advogado.
O Dr. Linicker já prestou depoimento às autoridades competentes e segue à inteira disposição da Justiça para colaborar com quaisquer diligências e solicitações que se fizerem necessárias.
A assessoria do davogado Linicker Pereira, atual coordenador do PROCON também emitiu uma nota sobre o caso:
Linicker Pereira foi liberado no domingo as 5h da manhã, após seu advogado ter impetrado habeas corpus no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná alegando que não houve audiência de custodia no prazo legal de 24h.
Exoneração de coordenador do Procon é publicada em edição extra do Diário Oficial
No sábado (6), em edição extra do Diário Oficial de Parauapebas, o prefeito Aurélio Goianoassinou o Decreto nº 3730/2025, que determinou a exoneração de Linicker Pereira do cargo de Coordenador do Procon Municipal. O decreto retroagiu seus efeitos para o dia 5 de setembro, data em que o caso veio a público.





